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GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL

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Apresentação em tema: "GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
É a possibilidade de prever os efeitos do próprio comportamento e de corrigir o mesmo comportamento com base em tal previsão.... O primeiro significado do termo foi o político, em expressões com “governo responsável” ou “responsabilidade do governo”, que exprimam o caráter pelo qual o governo constitucional age sob o controle dos cidadãos e em função deste controle”.

2 NO DICIONÁRIO DE CIÊNCIAS SOCIAIS “RESPONSABILIDADE”:
GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL NO DICIONÁRIO DE CIÊNCIAS SOCIAIS “RESPONSABILIDADE”: A organização, nesse sentido assume obrigações de caráter moral, além das estabelecidas e lei, além das estabelecidas em lei, mesmo sem vínculo com suas atividades, mas que contribuam para a sustentabilidade dos povos. Assim numa visão expandida, responsabilidade social é toda e qualquer ação que possa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

3 RESPONSABILIDADE SOCIAL?
GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL RESPONSABILIDADE SOCIAL? Há ainda os que acham que seu significado transmitido é ser responsável por ou socialmente consciente. E os que a associam a um simples sinônimo de legitimidade ou a um antônimo de socialmente irresponsável ou não responsável.

4 RESPONSABILIDADE SOCIAL?
GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL RESPONSABILIDADE SOCIAL? Para alguns representa a idéia de responsabilidade ou obrigação legal. Para outros é um dever fiduciário, impondo às empresas padrões mais altos de comportamento que os do cidadão médio. Há os que a traduzem como prática social, papel social e função social. Outros a vêem associada ao comportamento eticamente responsável ou a uma contribuição caridosa.

5 PARA ROBERT DUNN (1998) RESPONSABILIDADE SOCIAL É
GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL PARA ROBERT DUNN (1998) RESPONSABILIDADE SOCIAL É Ser socialmente responsável que é um dos pilares de sustentação dos negócios, tão importante quanto a qualidade, a tecnologia e a capacidade de inovação. Quando a empresa é socialmente responsável, atrai os consumidores e aumenta o potencial de vendas, gerando maiores lucros para os acionistas. Além disso, também é, hoje, um sinal de reputação corporativa e de marca das empresas.

6 PARA JARAMILLO E ANGEL (1996) A RESPONSABILIDADE SOCIAL É
GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL PARA JARAMILLO E ANGEL (1996) A RESPONSABILIDADE SOCIAL É Um compromisso que a empresa tem com o desenvolvimento, bem-estar e melhoramento da qualidade de vida dos empregados, suas famílias e comunidade em geral.

7 SEGUNDO O DICIONÁRIO DE CIÊNCIAS SOCIAIS “RESPONSABILIDADE SOCIAL É”:
GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL SEGUNDO O DICIONÁRIO DE CIÊNCIAS SOCIAIS “RESPONSABILIDADE SOCIAL É”: É o compromisso que uma organização deve ter para com a sociedade, expresso por meio de atos e atitudes que a afetem positivamente, de modo amplo, ou a alguma comunidade, de modo específico, agindo pró - ativamente e coerentemente no que tange a seu papel específico na sociedade e a sua prestação de contas para com ela.

8 PARA DAVIS (1990): “RESPONSABILIDADE SOCIAL É”:
GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL PARA DAVIS (1990): “RESPONSABILIDADE SOCIAL É”: Ele é a favor da responsabilidade social na empresa e afirma que esta deriva de seu poder social, como as decisões empresariais têm conseqüências sociais e como a empresa é a maior potência do mundo contemporâneo, suas decisões não podem ser tomadas unicamente por fatores econômicos, tendo a empresa obrigatoriamente de guiar-se por fatores econômicos e sociais, assumindo a sua responsabilidade social correspondente. Quanto ao custo incorrido em ser socialmente responsável, Davis, argumenta que o consumidor deve arcar com este, através do aumento de preço. Keith Davis

9 EM 1953, BOWEN DEFINIU RESPONSABILIDADE SOCIAL COMO:
GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EM 1953, BOWEN DEFINIU RESPONSABILIDADE SOCIAL COMO: A obrigação do homem de negócios de adotar orientações, tomar decisões e seguir linhas de ação que sejam compatíveis com os fins e valores da sociedade.

10 GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
SEGUNDO O INSTITUTO ETHOS RESPONSABILIDADE SOCIAL É A forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais."

11 GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
É a forma ética e responsável que a empresa desenvolve todas as suas ações, suas políticas, suas práticas, suas atitudes, tanto com a comunidade quanto com o seu corpo funcional. Enfim, com o ambiente interno e externo à organização, e com todos os agentes interessados no processo. Tais como:

12 GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
O aumento da complexidade dos negócios; A globalização e a velocidade das inovações e informações; As crescentes disparidades; As desigualdades sociais; O incremento da produtividade; As novas tecnologias e a difusão de novos conhecimentos; O aumento da competitividade; Obrigam a repensar o desenvolvimento econômico, social e ambiental.

13 GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
NA OPINIÃO DE VOTAW (1975) “Responsabilidade social significa algo, mas nem sempre a mesma coisa para todos. Para alguns, ela representa a idéia de responsabilidade ou obrigação legal; para outros, significa um comportamento responsável no sentido ético; para outros, ainda, o significado transmitido é o de responsável por, num modo causal. Muitos,simplesmente, equiparam-na a uma contribuição caridosa; outros tomam-na pelo sentido de socialmente consciente”.

14 PETER DRUCKER (1981) “RESPONSABILIDADE SOCIAL É”:
GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL PETER DRUCKER (1981) “RESPONSABILIDADE SOCIAL É”: Chama a atenção para o fato de que é justamente em função de a empresa ser bem-sucedida no mercado que cresce a necessidade de atuação socialmente responsável, visando diminuir os problemas sociais. Assim, a responsabilidade social é um fator importante para que as companhias mantenham sua sustentabilidade. Além disso, a responsabilidade social é resultado dos questionamentos e das críticas que as empresas receberam, nas últimas décadas, no campo social, ético e econômico por adotarem uma política baseada estritamente na economia de mercado. Mesmo assim, ainda é alvo de polêmicas por suas fortes conotações políticas e ideológicas.

15 PARA FRIEDMAN (1985): “RESPONSABILIDADE SOCIAL É”:
GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL PARA FRIEDMAN (1985): “RESPONSABILIDADE SOCIAL É”: O autor é contrário a qualquer ação empresarial que não seja voltada aos interesses econômicos da própria empresa. Afirma que a empresa está sendo socialmente responsável ao ser lucrativa já que desta forma ela é capaz de gerar empregos, pagar salários justos que colaborem para a melhora da vida de seus funcionários e

16 PARA FRIEDMAN (1985): “RESPONSABILIDADE SOCIAL É”:
GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL PARA FRIEDMAN (1985): “RESPONSABILIDADE SOCIAL É”: pagar seus impostos em dia, contribuindo para bem-estar público, caso contrário, a empresa está lesando seus acionistas; violando seu objetivo de gerar lucro, ao disponibilizar recursos da empresa, reduzindo os lucros e se autotributando.

17 GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
“Muitas organizações monitoram seus investimentos sociais e publicam relatórios de sustentabilidade. Poucas empresas, entretanto, integram as questões sociais e ambientais em sua estratégia, de maneira a reforçar a vantagem competitiva para o negócio”.

18 GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
PADRÕES E NORMAS Padrão BS 8000 O padrão BS 8800, criado em 1996, tem como objetivo ser uma ferramenta para os administradores, empregados e profissionais envolvidos com a Segurança do Trabalho e outras especialidades. Dentre os objetivos da norma destacam-se:

19 GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
PADRÕES E NORMAS Padrão BS 8000 valorização do Capital Humano; melhora do rendimento do trabalho; garantia do sucesso da organização e melhora da imagem da organização frente à sociedade.

20 GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
SA 8000 – Lançada pela SAI – Social Accountability International, organização não-governamental norte-americana, é uma certificação baseada em normas internacionais sobre direitos humanos e no cumprimento da legislação trabalhista local referente. A SA 8000 busca garantir direitos básicos dos trabalhadores envolvidos em processos produtivos.

21 GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
A norma é composta por nove requisitos que englobam: a vedação ao trabalho infantil e/ou forçado, a garantia à saúde e segurança no trabalho, a suficiência da remuneração, a liberdade de associação e reivindicações coletivas, o combate à discriminação, entre outros.

22 GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
PADRÕES E NORMAS Norma SA 8000 A SA 8000 é uma norma que visa aprimorar o bem estar e as boas condições de trabalho bem como o desenvolvimento de um sistema de verificação que garanta a contínua conformidade com os padrões estabelecidos pela norma.

23 GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
NORMA SA A SA 8000 é a norma de Responsabilidade Social baseada em convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e em outras convenções das Nações Unidas. Esta norma vem atender a uma necessidade de consumidores mais esclarecidos que preocupam-se com a forma como os produtos são produzidos. Os requisitos da norma envolvem os seguintes aspectos:

24 GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
NORMA SA trabalho infantil; trabalho forçado; segurança e saúde no trabalho; liberdade de associação e direitos coletivos; discriminação (sexual, raça, nacionalidade); práticas disciplinares; carga horária de trabalho e remuneração.

25 GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
NORMA SA 8000 Objetivos: Monitoramento pró-ativo e reativo. Seleção de indicadores de resultados. Definir os princípios de mensuração do desempenho. Estabelecer as técnicas de medição. Investigar eventos perigosos. Tendência: - Abordagem de forma sistemática e com o mesmo nível de importância para as questões de qualidade, segurança, saúde e meio-ambiente.

26 GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
PADRÕES E NORMAS NORMA AA 1000 Lançada em 1999 pelo Institute of Social and Ethical Account Ability (ISEA), de Londres, a norma AA 1000 (AA1000) passou a ser a ferramenta mais abrangente para gestão da responsabilidade social corporativa. Ela engloba o processo de levantamento de informações, auditoria e relato social e ético, com enfoque no diálogo com partes interessadas

27 NORMAS RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA
GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL NORMAS RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA ACCOUNTABILITY 1000 – AA 1000 - É uma norma voltada para implantação, aperfeiçoamento da gestão ético-profissional e da distinção do balanço social. Possui como objetivo básico assegurar a qualidade da responsabilidade social, cidadania, relato e auditoria, que contemplam a avaliação do desempenho ético e social das empresas.

28 RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA SITUAÇÃO BRASILEIRA
GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA SITUAÇÃO BRASILEIRA - Em nosso país, o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social foi fundado em 1998 com o objetivo de “ajudar as empresas a compreender e incorporar o conceito de responsabilidade social no cotidiano de sua gestão”, sendo hoje centro nacional de referência no âmbito da gestão social.

29 RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA SITUAÇÃO BRASILEIRA
GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA SITUAÇÃO BRASILEIRA Em junho de 2000 o Instituto apresentou alguns indicadores divididos em sete grandes temas: Valores e Transferência, Público interno, Meio Ambiente, Fornecedores, Consumidores, Comunidade, Governo e Sociedade.

30 RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA SITUAÇÃO BRASILEIRA
GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA SITUAÇÃO BRASILEIRA As empresas interessadas em avaliar seu grau de responsabilidade social podem associar-se ao Instituto, que possui um questionário com os indicadores (acima mencionados). Utilizando este instrumento a empresa pode avançar pelos caminhos da responsabilidade social.

31 GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
PADRÕES E NORMAS NBR 16000 As discussões para elaboração da começaram em 2002, quando a ABNT formou um Grupo Tarefa sobre RSE, com a missão de produzir e disseminar os conceitos sobre o tema. Os trabalhos tinham como base os estudos desenvolvidos pela ISO, observando as condições de integração econômica internacional. Esta comissão concluiu que, em vista da crescente demanda da sociedade, era necessário elaborar um documento que oferecesse às organizações os elementos de um sistema de gestão da Responsabilidade Social.

32 GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
PADRÕES E NORMAS NBR 16000 ABNT NBR estabelece requisitos mínimos relativos a um sistema da gestão da RSE, permitindo à organização formular e implementar uma política e objetivos que levem em conta as exigências legais, seus compromissos éticos e sua preocupação com a promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável, além da transparência das suas atividades.

33 GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
TRÊS NÍVEIS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL. Responsabilidade Societal Responsabilidade para com o stakeholder Responsabilidade com lucros Proprietários/ acionistas Público em geral Clientes Empregados Meio ambiente ecológico Fornecedores / distribuidores Grupos de interesse público Fonte: Berkowitz (2001).

34 GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
RESPONSABILIDADE SOCIAL E O MARKETING SOCIAL MARKETING SOCIAL É o conjunto estratégico de peças e instrumentos que divulgam as ações das empresas socialmente responsáveis, seja no âmbito interno à organização, seja nas suas relações com a comunidade. Este caráter de comunicação tem, em geral, fins exclusivamente institucionais.

35 GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
FILANTROPIA EMPRESARIAL E A RESPONSABILIDADE SOCIAL É o apoio, em recurso financeiro ou material, dado pela empresa a alguma ação social individual ou a entidades, sem acompanhar o uso desse recurso ou se envolver diretamente no projeto. Trata-se da ação social externa à empresa, tendo como beneficiário principal a comunidade em suas diversas formas: ONGs, Conselhos Comunitários, Associações e entidades do terceiro setor, em geral.

36 GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
FILANTROPIA EMPRESARIAL E A RESPONSABILIDADE SOCIAL Parceiros da organização/empresa e que atuam em torno do seu negócio ou atividade. São todas as partes interessadas com as quais a empresa se relaciona (acionistas, clientes, funcionários, fornecedores, comunidade, entidades associativas, sindicatos, concorrentes, meio ambiente).

37 GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
BALANÇO SOCIAL - É o instrumento de divulgação dos projetos e ações sociais da empresa, seus dados concretos de uso e aplicação de recursos, além do registro dos tópicos obrigados legalmente. No Brasil a idéia começou a ser discutida na década de 70. Contudo, apenas nos anos 80 surgiram os primeiros balanços sociais de empresas. A partir da década de 90 corporações de diferentes setores passaram a publicar balanço social anualmente.

38 GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL ÉTICA E A RESPONSABILIDADE SOCIAL
Ética é a base da Responsabilidade Social e se expressa através dos princípios e valores adotados pela organização. Não adianta uma empresa, por um lado pagar mal seus funcionários, corromper a área de compras de seus clientes, pagar propinas à fiscais do governo e, por outro, desenvolver programas junto a entidades sociais da comunidade. Essa postura não condiz com uma empresa que quer trilhar um caminho de Responsabilidade Social. É importante seguir uma linha de coerência entre ação e discurso.

39 GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
ÉTICA - Conjunto de princípios morais e valores que governam as ações e as decisões de um indivíduo ou grupo e que servem de diretrizes para se agir com correção e equidade ao se defrontar com dilemas morais.

40 IRRESPONSABILIDADE X RESPONSABILIDADE SOCIAL
GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL IRRESPONSABILIDADE X RESPONSABILIDADE SOCIAL ÉTICA DO DINHEIRO Promove individualismos; Ênfase na competição e competitividade; Prevalece o discurso único do mercado; Banalização dos problemas sociais; Adoção de comportamentos anti-éticos; Gera alienação; Deterioração do trabalho; Contaminação do caráter; Ampliação das desigualdades

41 IRRESPONSABILIDADE X RESPONSABILIDADE SOCIAL
GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL IRRESPONSABILIDADE X RESPONSABILIDADE SOCIAL ÉTICA SOCIAL Promove associativismo; Ênfase na solidariedade; Prevalece o debate civilizatório; Priorização dos problemas sociais; Adoção de comportamentos éticos; Gera participação; Enobrecimento do trabalho; Exaltação do caráter e Redução das desigualdades.

42 GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
As empresas demonstraram três diferentes níveis de abordagem social: Obrigação social Responsabilidade social Sensibilidade social

43 GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
TRÊS NÍVEIS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL. I - Responsabilidade pelo lucro - admite que as empresas tenham uma única responsabilidade - maximizar os lucros dos seus proprietários ou acionistas.

44 GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
II - Responsabilidade para com o Stakeholder - se concentra nas obrigações que uma organização tem para com aqueles que podem afetar a realização dos seus objetivos. III - Responsabilidade Societal - refere-se às obrigações que as organizações têm: na preservação do ambiente ecológico e com o público em geral.

45 GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL RESPONSABILIDADE SOCIAL
Hoje em dia, parece que já não basta aos consumidores saberem o que um produto oferece, ou que imagem ele transmite ao comprador: agora eles precisam saber em que a marca que eles compram acredita. No entanto, além de informar aos consumidores sobre seu conjunto de valores e no que acredita, uma marca também precisa dar mostras, através de ações concretas e efetivas, de que pratica o que prega.

46 GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL RESPONSABILIDADE SOCIAL
- Fombrun (2000) afirma que a atividade socialmente responsável ajuda à empresa a reforçar sua ligação com a comunidade local e com os empregados, criando vantagem competitiva a partir do aprimoramento da capacidade da empresa em atrair e manter recursos e minimizando riscos de perdas de reputação.

47 GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL ESSÊNCIAS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
I - FILANTROPIA ação social externa da empresa e beneficiário principal é a comunidade em suas diversas formas.

48 GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL ESSÊNCIAS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
II - INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO - Diferencia-se da filantropia por ser uma ação social realizada sem caráter assistencialista, de forma planejada, articulada e sistemática, mormente conduzida por Institutos ou Fundações criados pela Empresa para este fim.

49 GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL ESSÊNCIAS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
III - RESPONSABILIDADE SOCIAL foca cadeia de negócios da empresa; engloba preocupações com um público maior (acionistas, funcionários, fornecedores, consumidores, comunidade e meio-ambiente) e trata dos negócios da empresa e como ela os conduz.

50 GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
VANTAGENS DA RSE. A prática demonstra que um programa de RSE só traz resultados positivos para a sociedade, e para a empresa, se for realizada de forma autêntica. A empresa precisa ter a cultura da responsabilidade social incorporada ao seu pensamento.

51 GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
VANTAGENS DA RSE. - Desenvolver programas sociais apenas para divulgar a empresa, ou como forma compensatória, não traz resultados positivos sustentáveis ao longo do tempo.

52 GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
VANTAGENS DA RSE. - Porém, para aquelas empresas que incorporarem os princípios e os aplicarem corretamente, alguns resultados podem ser sentidos, como a valorização da imagem institucional e da marca, maior lealdade do consumidor, maior capacidade de recrutar e manter talentos, flexibilidade e capacidade de adaptação e longevidade.

53 VISÕES DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL VISÕES DA RESPONSABILIDADE SOCIAL - Postura estratégica empresarial; - Estratégia de relacionamento; - Estratégia de marketing institucional; - Estratégia de valorização das ações da empresa; - Estratégia de recursos humanos; - Estratégia de valorização de produtos e serviços;

54 VISÕES DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL VISÕES DA RESPONSABILIDADE SOCIAL - Estratégia social de desenvolvimento da comunidade; - Promotora da cidadania individual e coletiva; - Exercício de consciência ecológica; - Atitude e comportamento empresarial ético e responsável.

55 CARROLL (1979): A PIRÂMIDE DA RS
GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CARROLL (1979): A PIRÂMIDE DA RS

56 GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
CONCLUSÃO Mais de dois terços dos consumidores preferem produtos desenvolvidos por empresas socialmente responsáveis. POR ESSE MOTIVO VALE A PENA INVESTIR NA R. S.


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