A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTELIGÊNCIA EMOCIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

2 CONCEITOS FUNDAMENTAIS DO COMPORTAMENTO
Cada campo das Ciências Sociais tem uma base filosófica de conceitos fundamentais que guia o seu desenvolvimento. Exemplo Na contabilidade, um conceito fundamental é que para cada débito existe um crédito.

3 INTELIGÊNCIA A palavra inteligência vem do latim intellegere e significa entre escolhas, ou seja, escolher alternativas para atingir o resultado que se deseja.

4

5 O QUE É EMOÇÃO É a reposta instintiva que temos quando passamos pelas diversas situações de vida. Sem as emoções as pessoas não percebem significado nos acontecimentos. Fonte:

6 INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
É uma descrição das funções cerebrais e mentais que diz respeito às emoções, é um apelo ao descobrir e ao explorar; em palavras mais simples, é a mente emocional.

7 EXPLICA COMO: Em resposta aos estímulos cotidianos (idéias, lembranças, emoções), ativar um conjunto de partes, sistemas e conexões entre a área emocional e as áreas cerebrais indispensáveis para a atenção, percepção, memória, lógica.

8 Enfim, um conjunto psíquico denominado mente emocional determinante para entender expressões humanas, como personalidade, caráter, temperamento, conduta, decisões e idéias.

9

10 INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Conta uma velha história japonesa que certa vez, um guerreiro samurai desafiou um mestre zen a explicar o conceito de céu e inferno. Mas o monge respondeu-lhe com desprezo: Não passas de um rústico... Não vou desperdiçar o meu tempo com gente de sua laia! Psicólogo Daniel Golemam

11 Considerando-se atacado na própria honra, o samurai teve um acesso de fúria e, sacando a espada da bainha, berrou: Eu poderia te matar por tua impertinência. Isso respondeu calmamente o monge – é o inferno.

12 Espantado por reconhecer como verdadeiro o que o mestre dizia acerca da cólera que o dominara, o samurai acalmou-se embainhou a espada e fez uma mensura, agradecendo ao monge pela revelação. - Isso - disse o monge – é o céu.

13 A súbita consciência do samurai sobre seu estado de agitação ilustra a marcante diferença entre alguém se sentir dominado por um sentimento e que pode tomar consciência de que pode ter o controle de suas emoções.

14 “Conhece-te a ti mesmo”
A premissa de Sócrates “Conhece-te a ti mesmo” É um dos principais pilares da inteligência emocional.

15 PREMISSAS DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Conhece-te a ti mesmo – se você não se conhece, não sabe quais são as suas deficiências. Administre o controle de suas emoções – Segundo Aristóteles, qualquer um pode se zangar. Isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa não é fácil. Parei aqui

16 Motive a si próprio – converse consigo mesmo
Motive a si próprio – converse consigo mesmo. O autoquestionamento é a chave para um aperfeiçoamento contínuo. Aprenda a se questionar. Abra mão dos preconceitos e prejulgamentos.

17 Pratique a empatia – reconheça as emoções nas outras pessoas.
Aprenda a conduzir relacionamentos – devemos cultivar a capacidade de escutar e de manter um diálogo constante com o outro e co o mundo.

18 Mente Emocional Mente Racional 8 Matar ou morrer? Rapidez!
Impressões e julgamentos intuitivos! Por que fiz isso? Precisão! Uso da razão!

19 INTELIGÊNCIA RACIONAL
A inteligência racional utiliza à lógica, o pensamento coordenado para tomar decisões.

20 Cada vez que temos um determinado problema usamos nosso conhecimento e ou experiências de vida, procurando uma solução adequada ao problema , estudado, suas conseqüências e desdobramentos futuros sem atitudes preconcebidas ou preconceituosas.

21 A inteligência racional não envolvendo sentimentos, preconceitos, reações instantâneas, utilizam plenamente o raciocínio lógico.

22 Características Positivas - razão
Uso adequado do julgamento racional e lógico Capacidade eficaz de análise e síntese na resolução de problemas e na tomada de decisão Habilidade para interpretar e se expressar por meio de informações orais e escritas

23 Características Positivas - razão
Capacidade na prática das funções de planejamento, organização e controle Habilidade na utilização das técnicas de delegação Sensibilidade para envolver-se com equilíbrio nas atividades pessoais e profissionais.

24 Características Positivas - razão
Valorização da gestão do tempo em sua atividades e na interação com a equipe Competência na utilização de técnicas adequadas para a seleção de subordinados.

25 Características negativas - razão
Despreocupação em conhecer as próprias emoções e sentimentos Não reconhecimento da importância da autocrítica e do autocontrole. Desvalorização da percepção das emoções, necessidades e expectativas dos outros

26 Características negativas - razão
Descrença quanto à resistência natural do ser humano em aceitar as mudanças Insensibilidade como autodesenvolvimento e desenvolvimento dos subordinados Utilização inadequada de atitudes e comportamento dirigidos ao trabalho em equipe.

27 Referências Soto, Eduardo. Comportamento Organizacional: o impacto das emoções. São Paulo, Cengage Learning, FERRER, J.J., Álvarez, J.C. Para fundamentar a bioética. Edições Loyola, São Paulo, 2005. GARRIDO, L.M Quero continuar gerente, e agora?: manual prático sobre a gestão de competências em liderança. São Paulo, Nobel, 2004.


Carregar ppt "INTELIGÊNCIA EMOCIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google