Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEstela Isabel Alterado mais de 10 anos atrás
1
Programa Algar Lê – Correio Educação Escola Municipal Cinderela
2
Gênero Textual(ex.: Conto Policial)
Sequência Didática Gênero Textual(ex.: Conto Policial) Agosto de 2009 Professor: Turma: Período de aplicação: 2
3
Índice (não alterar esse slide – é comum para todas as apresentações)
Justificativa sobre o gênero trabalhado Produção Inicial Habilidades a serem desenvolvidas Objetivo(s) Módulos, Oficinas e Atividades Produção Final Resultados Alcançados Dificuldades durante o processo Anexos
4
Justificativa Relatar o porquê trabalhar o gênero textual escolhido
5
Produção Inicial Descrever o tipo/ formato da primeira produção, que funcionará como um diagnóstico: Ex.: Análise dos contos já produzidos pelos alunos/ produção de um conto ou questionários sobre a estrutura dos contos Especificar data ou período em que foi aplicada Ex.: Foi realizada na primeira semana de junho Especificar a quantidade de produções: Ex.: 30 contos ou 40 questionários
6
Habilidades a serem desenvolvidas
Descrever todas as dificuldades percebidas a partir das produções de textos e que precisavam ser sanadas Ex: Os alunos desconhecem estrutura de narração (começo, meio e fim), o que é e qual a função do antagonista, enredo, suspense e desfecho. Eles também não sabem distinguir um conto policial de outros contos.
7
Objetivo(s) A partir das dificuldades que precisam ser sanadas traçar o objetivo da sequência, que deve ser específico, concreto, claro
8
Módulos, Oficinas e Atividades
Exemplos Módulo I - Conhecer o gênero Conto Policial Oficina I Encenação de três tipos de conto: de fadas, policial, maravilhoso (Sugestão: a brincadeira Os três marinheiros) Oficina II Criação de uma história para ser vivenciada (como uma brincadeira polícia e ladrão, na qual tem o mocinho, o vilão, as vítimas, os assassinatos, o suspense): Análise das estruturas do conto (criação um de conto com personagens vivenciados pelos alunos)
9
Módulos, Oficinas e Atividades
Exemplos Módulo II - Pesquisa e Reescrita de Contos Oficina I Leitura em grupo de vários contos policiais (contos curtos como os que foram trabalhados no II Módulo) sem os finais da história Oficina II Brincadeira Detetive: Por meio das pistas das leituras escrever o desfecho do conto Oficina III Inversão de papéis: reescrita dos contos. O assassino passa a ser a vítima (sugestão do filme Deu a louca na Chapeuzinho Vermelho que trabalha com conto de fadas e essa inversão de papéis)
10
Módulos, Oficinas e Atividades
Exemplos Módulo III - Escrita de Contos por meio da pesquisa em jornais Oficina I Pesquisa em jornais de fatos relacionados a assassinatos, sequestros, crimes
11
Produção Final Descrever o tipo/ formato da produção final
Ex.: Reescrita dos contos a partir dos fatos do Jornal Especificar data ou período em que foi aplicada Ex.: Foi realizada na última semana de junho Especificar a quantidade de produções: Ex.: 30 contos
12
Resultados Alcançados
Descrever todas as habilidades que foram desenvolvidas durante a sequência Exemplo: Os alunos conseguem distinguir conto policial de outros tipos de conto, como o de fadas/ escrever um conto com começo, meio e fim/ sabem qual é a função do antagonista na história/ sabem elaborar pistas/ conferir suspense e dar um desfecho para a história
13
Dificuldades durante o processo
- Relatar todos os problemas que dificultaram a execução da metodologia
14
Anexos - fotos - textos - desenhos - outros
15
Anexos - fotos - textos - desenhos - outros
16
Obrigada!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.