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1ª Reunião de Pais e Mestres Educação Infantil

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Apresentação em tema: "1ª Reunião de Pais e Mestres Educação Infantil"— Transcrição da apresentação:

1 1ª Reunião de Pais e Mestres Educação Infantil - 2014
A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano. Jean Piaget, pedagogo suíço

2 crescimento do Estudante, da Família e da Escola.
Prezado Responsável, Todo início de ano letivo vem acompanhado de muitas expectativas e a confiança de resultados positivos. O ano escolar tem uma dinâmica única, que traz mudanças constantes entre acertos e erros que serão necessários para o crescimento do Estudante, da Família e da Escola. Destacamos que a proposta educacional do CSFA, alicerça-se na parceria com a Família que exerce papel fundamental no desenvolvimento dos PRINCIPIOS, dos VALORES e dos LIMITES. Através do fortalecimento desta parceria, a nossa MISSÃO na perspectiva da ÉTICA, da JUSTICA SOCIAL, e dos IDEAIS DA PAZ acontecerá efetivamente no cotidiano escolar.

3 OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL A prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades: de acordo com o Referencial Curricular *Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações; *Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar; *Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social; *Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração; *Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação; *Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva; *Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade

4 Adaptação e Rotina Escolar
A volta às aulas transforma a vida não só de alunos e professores, como também dos pais. Alguém duvida? Os pais normalmente sentem dificuldade ao lidar com o afastamento do filho que inicia sua vivência escolar, os professores se preocupam com o planejamento e sucesso desse momento, e as crianças sentem a ansiedade do primeiro dia ou do retorno à escola. A inquietação que move a volta às aulas deve ser, na verdade, uma fase feliz para que os envolvidos sintam-se bem e aproveitem o início de mais um ano letivo. Para isso, o preparo de um retorno agradável começa muito antes, a partir de procedimentos internos e metodologias pedagógicas específicas de casa escola. Dias de adaptação A primeira semana de aula deve proporcionar aos alunos o acolhimento necessário para que se sintam à vontade no decorrer do período letivo. Nestas primeiras semanas exige uma elaboração cuidadosa dos primeiros contatos com os estudantes possibilitando cooperação e autoconhecimento entre todos da turma. Geralmente os estudantes menores sentem-se muito inseguros com a troca de sala e de professor, por isso é importante que haja paciência, carisma e estabelecimento de regras e limites. Essa não é uma atitude negativa, pois faz com que os alunos respeitem o ambiente, o professor e seus amigos.

5 *Projeto de incentivo à alimentação saudável
ORIENTAÇÕES GERAIS O estudante só será dispensado da prática de Educação Física se apresentar atestado médico comprovando necessidade de se ausentar da mesma. Os atestados deverão ser entregues à Orientação Pedagógica e os mesmos serão anexados ao Diário de Classe, tornando as Faltas Justificadas. *A agenda escolar é o canal de comunicação diário entre a família e a escola. Deve ser verificada e assinada, diariamente, pelos professores e pais. *A família deverá informar à coordenação do Colégio sempre que a criança necessitar faltar a aula; *Projeto de incentivo à alimentação saudável As frutas são sempre estimuladas e oferecidas aos demais amigos de turma;

6 Os pais devem ou não ajudar seus filhos na lição de casa?
A lição de casa possibilita à família compartilhar parte dos conhecimentos que seus filhos constroem ao longo dos trabalhos. Demonstrar interesse na vida escolar da criança marca, na formação do estudante, a importância que a família atribui aos estudos. Os pais devem acompanhar as atividades de casa diariamente, incentivando sempre e permitindo à criança a construção da autonomia; Material escolar/Livros; Os estudantes deverão trazer sempre seu material escolar identificado. Não trazer objetos de valor. O Colégio não se responsabilizará por objetos extraviados ou danificados. Brinquedos somente sexta-feira. (brinquedos pequenos e caros) Pré I – Seguirá tarefa de casa duas vezes por semana (quarta e sexta-feira). Pré II - Seguirá tarefa de casa três vezes por semana (quarta e sexta-feira). As tarefas de casa são trabalhadas em sala de aula.

7 O Colégio não usará medicamentos para dor ou febre.
Doenças e Medicações Em caso do estudante passar mal no horário escolar a família será imediatamente contatada. O Colégio não usará medicamentos para dor ou febre. Informamos que em caso de medicação de xaropes, antibióticos e outros com horário, não nos responsabilizaremos pelas doses dentro do horário de aula. Em caso de doenças infecto contagiosa, o estudante somente retomará suas atividades com atestado médico de alta. Em casos específicos, os remédios poderão ser ministrados no ambiente escolar. Porém, somente com cópia da receita e pela coordenação. Na educação Infantil não há avaliações (provas e testes), porém o aluno é avaliado de forma contínua, integrada e diariamente, levando-se em conta as aquisições, o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades previstas para essa fase da educação básica, bem como os aspectos de autonomia e socialização. Os resultados são apresentados trimestralmente, através de relatórios, na reunião de Pais e Mestres. Ao final de cada trimestre, os relatórios são disponibilizados às famílias para leitura nos plantões pedagógicos, conforme calendário escolar. Sistema de Avaliação

8 a partir dos 4 (quatro) anos de idade.” (NR)
Lei /13 É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 (quatro) anos de idade.” (NR)  “Art. 26.  Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. “Art. 29.  A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.” (NR)  “Art. 30.     II - pré-escolas, para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade.” (NR)  “Art. 31.  A educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:  I - avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental;  II - carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional;  III - atendimento à criança de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada integral;  IV - controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar, exigida a frequência mínima de 60% (sessenta por cento) do total de horas;  V - expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.” (NR) 

9 Horário: 1º turno - 07h 30min. às 11h 30min. 2º turno – 13h às 17h Tolerância 30 min/1º turno 15 min/2º turno

10 "Prosinha" Educação Infantil é uma proposta didática que trabalha o desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade, o respeito à pluralidade, a formação cidadã e o desenvolvimento da sensibilidade e da criatividade.

11 On ou Off


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